Notícias
Bonfim do Piauí em Busca do SELO UNICEF – Edição 2017/2020
Os Adolescentes do NUCA desenvolveram o DESAFIO 5 – Promover a educação para a cidadania democrática #PartiuMudar
Data de Publicação: 30/12/2019
Como parte da metodologia do Selo UNICEF, propõe-se que os municípios mobilizem, organizem e criem espaços e/ou instâncias de participação de adolescentes. Sugere-se que cada município realize a criação de um núcleo de cidadania de adolescentes.
O Núcleo de Bonfim do piaui se organiza em rede, discute questões importantes para seu desenvolvimento; implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal e para os demais jovens que não estão nos núcleos.
Nesse contexto, 08 Desafios são trabalhados com estes adolescentes durante todo o período desta Edição.
As atividades dos núcleos de cidadania de adolescentes têm como objetivos:
• Garantir a realização do direito à participação cidadã de adolescentes;
• Compreender a perspectiva de adolescentes sobre o tema do desafio em questão, e levá-la à gestão municipal para que a considerem em suas decisões;
• Ampliar os conhecimentos de adolescentes sobre os temas abordados;
• Descobrir talentos, fomentar habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento integral de adolescentes;
• Apoiar adolescentes em seu processo de desenvolvimento integral;
O NUCA reúne jovens com diferentes características pessoais: com e sem deficiência; moradores de diferentes localidades do município; com e sem experiência em grêmios estudantis; grupos culturais; dentre outros.
O importante é criar uma turma que tenha boas idéias para ajudar o município a melhorar sua realidade. Caso haja mais adolescente interessados em fazer parte do NUCA, o município pode ter mais de um núcleo.
Hoje o NUCA estava desenvolvendo o DESAFIO 5 – Promover a educação para a cidadania democrática #PartiuMudar Com a atividade de Mobilização Social –FORTALECER A PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES NO PROCESSO ELEITORAL
Uma das atividades deste Desafio Propõe-se que os(as) integrantes do NUCA realizem uma campanha no município para estimular jovens de 16 e 17 anos a tirar o título de eleitor e a participar do processo eleitoral por meio do voto.
Outra atividade que o desafio propões e que Com o apoio da articuladora do Selo UNICEF, o Nucleo de Adolescentes realizasse uma audiência pública na Câmara de Vereadores sobre o papel de meninas e mulheres em posições de liderança, com a participação de mulheres e meninas que sejam referência no município.
Além do NUCA, o evento teve como apoio na organização: Secretaria de Assistência Social, e da Articuladora Janete Ferreira da Silva Viana, no qual a presente abriu a Audiência destacando os objetivos, a importância da mulher na política, em seguida a adolescente integrante do NUCA Jessica Ramos frisou sobre a relevância da mulher se incorporarem no meio Politico Municipal.
Enriquecendo mais ainda o evento, a psicóloga Brenda Pamplona explanou sobre o empoderamento da mulher na sociedade atual.
Diante de várias conversas expostas tivemos como principais palestrantes a professora Andréia Alves e da Gerente da Unidade Básica de Saúde - UBS Elenite Dias Alves, duas pesonalidades de referencia do municipio. As mesmas proporcionaram um momento de conversas e debates sadios, trazendo relatos de experiencias de liderança em tempos de escola até os dias atuais.
No final do evento a mobilizadora do NUCA enfatizou a importância de participar do Núcleo de Adolescentes de cidadania, ressaltando ainda a campanha realizada para jovens se alistarem.
Foi um sucesso! Parabenizamos os adolescentes do NUCA; os profissionais que os acompanham e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes pelo relevante trabalho desenvolvido.