SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a BONFIM DO PIAUÍ/PI

História

Bonfim do Piauí

A Terra da Cultura Vaqueira

...

Bonfim do Piauí

Bonfim do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí a 588 km da Capital Teresina. Localiza-se a uma latitude 09º09'57" sul e a uma longitude 42º52'27" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada em 2004 era de 4 832 habitantes. Possui uma área de 356,21 km². Municípios Limítrofes Várzea Branca, São Braz do Piauí e São Raimundo Nonato.

Colonização à Emancipação Política

A origem de Bonfim do Piauí teve seu início quando Domingos Afonso Marfrense, primeiro desbravador do Piauí, vindo do vale do São Francisco a procura de terras férteis para a criação de gado, instalou-se nas margens do rio Piauí, denominando-a de Fazenda Conceição. Com a morte de Domingos Afonso, a fazenda foi doada aos jesuítas, que construíram o pomposo Sobrado da Conceição, onde até hoje existe as suas ruínas na localidade de Conceição, do referido município. A origem do nome Bonfim se deu pela comemoração dos festejos de Nosso Senhor do Bonfim, trazido pelo casal Deoclides Alves de Barros e Dona Ana Ribeiro.

        Com a construção do açude do Bonfim, no ano de 1913 a 1914, motivou-se a vinda de moradores de outras regiões para as margens do mesmo. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bonfim do Piauí, pela lei estadual nº 2366, de 05-12-1962, desmembrado de São Raimundo Nonato, sede no atual distrito sede. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Pela Resolução do Senado Federal nº 19, de 25-04-1966, é extinto o município de Bonfim do Piauí, sendo seu território anexado ao município de São Raimundo, como simples distrito.

        Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Bonfim do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições transitórias, da constituição estadual de 05-10-1989, regulamentada pela lei estadual nº 4477, de 29-04-1992, desmembrado de São Raimundo Nonato.

Eventos Tradicionais em Bonfim do Piauí

Tradicional Torneio da Quinta-Feira Santa - O evento conta com uma grande participação dos esportistas e desportistas, e do público em geral da microrregião de São Raimundo Nonato-PI. A primeira edição foi realizada no ano de 1986, virando referencia em eventos esportivos de toda região.

Grande Festa do Vaqueiro de Bonfim do Piauí - tem a finalidade de resgatar a cultura do vaqueiro nordestino, preservar a tradição nordestina, gerar renda para o município e participação popular através de cultura e integração social. A Grande Festa do Vaqueiro de Bonfim do Piauí é considerada um dos Maiores eventos cultural e social da Região, teve início no ano 2000, realizado sempre na ultima semana de Maio (Semana do Vaqueiro).

Festividades Religiosas – No município de Bonfim do Piauí as principais festas religiosas promovidas pela igreja católica são duas: Padroeiro Senhor do Bonfim de 28 de Julho a 06 de Agosto e Padroeira Santa Luzia realizadas em Dezembro do dia 04 ao dia 13 quando se encerra com a grande festa e procissão no dia da Santa. Durante os Festejos são realizados varias apresentações musicais em praça público.